É um serviço de banco de dados PaaS(plataforma como serviço) gerenciado pela Microsoft.
Ele é projetado para hospedar bancos de dados SQL na nuvem, proporcionando alta disponilibidade, escabilidade e segurança.
Aspectos importantes sobre o SQL Azure:
Modelo de servico gerenciado:
A Microsoft gerencia toda a infraestrutura subjacente, como backups, patching, monitoramento e ajuste de desempenho. Esse modelo permite que os administradores se concentrem menos na administração do banco de dados.
Disponibilidade e escabilidade:
O SQL Azure fornece níveis de serviço que variam o provisionamento básico a premium, permitindo dimensionar seus bancos de dados de acordo com as necessidades de desempenho e carga de trabalho.
Segurança:
Oferece recursos de segurança integrados, como a detecção avançada de ameacas,firewall de banco de dados,autenticação de dois fatores e criptografia de dados em repouso e em tránsito.
Recursos de gerenciamento:
Fornece ferramentas de gerenciamento, como o Portal do Azure, Azure PowerShell, CLI do Azure e o Azure Resource Manager, para facilitar a implantação, monitoramento e a manutenção dos bancos de dados.
Opções de migração:
O azure fornece ferramentas e orientações para ajudar na migração de dados e aplicativos para o SQL Azure, quando a migração for de um ambiente local ou de outro provedor de nuvem.
Suporte a linguagens e recursos SQL:
É compatível com a linguagem de consulta SQL padrão e fornece suporte a recursos avançados, como procedures,funções definidas pelos usuário, indices, chaves estrangeiras e etc.
Opções de implantação:
Além do modelo único, ele também oferece opções de implantação de pools elásticos, que permitem compartilhar recursos de computação e armazenamento entre vários bancos de dados.
Elasticidade:
Podem ser dimensionados verticalmente(aumento ou redução de recurso de computação) e horizontalmente(por meio de pools elásticos)conforme necessário.
O Azure SQL Database é uma opção para as empresas que desejam aproveitar os benefícios da computação em nuvem para suas necessidades de banco de dados, sem se preocupar com a complexidade da administração de infraestrutura física.