Configurando Backups Automatizados No Azure SQL Server – Parte 1

Um backup de banco de dados é uma cópia dos dados armazenados em um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) que é criada e armazenada em um local seguro e separado do banco de dados principal. 

A principal finalidade de realizar backups de banco de dados é garantir a disponibilidade, integridade e recuperação dos dados em caso de perda de dados, falha do sistema, erro humano, corrupção de dados ou desastres.

Os backups automatizados no Banco de Dados Azure SQL Server são uma maneira eficaz de proteger os dados sem a necessidade de intervenção manual constante. 

O Azure SQL Server oferece recursos de backup automatizados, onde são configurados políticas de retenção e agendamento para cópias. 

Diferentes tipos de backups:

Backup Completo: Copia todos os dados do banco de dados.

Backup Diferencial: Copia apenas as alterações desde o último backup completo.

Backup Log: Copia de todas as transações que ocorreram no database num determinado intervalo de tempo.

Backup Automatizado: Configuração de rotinas automáticas para criar backups em intervalos regulares.

Frequência de backups:

Ha algumas métricas básicas, que podem ser alteradas de acordo com as políticas configuradas no Azure, mas por padrão segue a frequência abaixo:

Backup full (Completo): Uma vez na semana

Backup diferencial (O que mudou desde o último backup full): a cada 12-24 horas

Backup transacional: Entre 5 e 10 minutos (A frequência vai depende de alguns fatores, como por exemplo, a quantidade de atividades no database).

Redundância do Armazenamento de Backup:

O Azure cuida da replicação e redundância de dados para garantir a disponibilidade e a recuperação de dados.

O mecanismo de redundância de armazenamento guarda várias cópias dos dados para que eles sejam protegidos contra eventos planejados e não planejados.

Esses eventos podem incluir falhas de hardware transitórias, falhas de rede ou de energia ou desastres naturais de grande porte.

Por default, os backups de bancos de dados são armazenados em blobs, com redundância geográfica, sendo replicados para uma região emparelhada

O portal do Azure fornece uma opção de Ambiente de carga de trabalho que auxlia na definição da configuração do backup:

Carga de trabalho de desenvolvimento: armazenamento com redundancia local. Gera menos custos e é apropriado para ambientes de pré-produção que não exigem redundância do armazenamento com replicação de zona ou área geográfica.

Carga de trabalho de Produção: armazenamento com redundância geográfica, a opção padrão.

Algumas das opções de redundância de armazenamento disponíveis no Azure SQL Server:

Armazenamento Georreferenciado:

geralmente replica automaticamente os backups para um local geograficamente distante, garantindo a redundância geográfica.

Isso significa que, se houver uma falha em um data center, o acesso aos backups será a partir de um data center diferente.

Zonas de Disponibilidade:

Se o banco de dados for implementado em uma zona de disponibilidade, os backups serão replicados automaticamente entre zonas de disponibilidade para maior resiliência.

As zonas de disponibilidade são projetadas para resistir a falhas de data centers completos.

Armazenamento Premium:

Ao usar o serviço de armazenamento premium, os backups são armazenados em discos SSD Premium de alto desempenho com maior redundância e replicação automática.

RTO (Recovery Time Objective) e RPO (Recovery Point Objective):

Ao configurar as políticas de backup automatizado, é possível definir o RTO e o RPO para determinar o período de retenção e a frequência dos backups.

Essas configurações influenciam a redundância e a recuperação de seus backups.

Backup de Longo Prazo:

Para backups de longo prazo, configure a redundância de armazenamento para manter cópias em camadas mais baratas, como o armazenamento de Blobs de Acesso Frio, enquanto mantém cópias de curto prazo em camadas mais caras para acesso mais rápido.

Política de Retenção Personalizada:

Configure uma política de retenção personalizada para manter backups por um período mais longo, garantindo a redundância em várias camadas de armazenamento durante o período de retenção.

Lembre-se de que a redundância de armazenamento não é a única consideração.

Também é essencial implementar práticas sólidas de segurança, como gerenciamento de acesso, autenticação forte e criptografia de dados, para proteger adequadamente seus backups no Azure SQL Server.

Além disso, teste regularmente a recuperação de backups para garantir que seu plano de recuperação de desastres seja eficaz.